"A Igreja Católica reclama a
responsabilidade pela mudança do Sábado do sétimo para o primeiro dia. Aqui
está uma explicação de “O Catecismo da Igreja Católica”, Secção 2, Artigo 3 (1994):
"Domingo – cumprimento do Sábado. O Domingo
é expressamente distinto do Sábado, que segue cronologicamente a cada semana;
para os cristãos a sua observância cerimonial substitui a do Sábado...
O Sábado, que representava o término da primeira
criação, foi substituído pelo Domingo, que lembra a criação nova, inaugurada
pela Ressurreição de Cristo...
Ao respeitar a liberdade religiosa e do bem comum de todos, os cristãos devem buscar o reconhecimento dos Domingos e dias santos da Igreja como feriados legais."
Ao respeitar a liberdade religiosa e do bem comum de todos, os cristãos devem buscar o reconhecimento dos Domingos e dias santos da Igreja como feriados legais."
E aqui estão várias fontes católicas reivindicando que a mudança foi obra da Igreja Católica Romana:
Cardeal James Gibbons, "The Faith of Our Fathers" (Ayers Publishing, 1978), 108
"Mas pode ler a Bíblia do
Gênesis ao Apocalipse, e não encontrará uma única linha que autorize a
santificação do Domingo. As Escrituras ordenam a observância religiosa do
Sábado, um dia que nós nunca santificamos."
“The Convert's Catechism of Catholic Doctrine” (1957), 50
"P. Qual é o dia de Sábado?R. O
sétimo dia é o dia de Sábado.P. Por que observamos o Domingo em lugar do
Sábado?R. Observamos o Domingo em lugar do Sábado porque a Igreja Católica
transferiu a solenidade do Sábado para o Domingo."
Chanceler Albert Smith para o Cardeal da Arquidiocese de Baltimore (10 de fevereiro de 1920)
"Se os protestantes seguissem
a Bíblia, eles deveriam adorar a Deus no dia do Sábado, por Deus é o sétimo
dia. Observando o Domingo, estão seguindo uma lei da Igreja Católica."
Stephen Keenan, “Catholic-Doctrinal Catechism”, 3ª Edição, 174
"Pergunta: Tem alguma outra
maneira de provar que a Igreja tem poder para instituir festas por
preceito?Resposta: Se ela não tivesse esse poder, ela não poderia ter feito
aquilo em que todos os religiosos modernos concordam com ela, não poderia ter
substituído a observância do Domingo, primeiro dia da semana, para a
observância do Sábado do sétimo dia, uma mudança para a qual não há nenhuma
autoridade Escriturística."
“Our Sunday Visitor” (05 de fevereiro de 1950)
"Praticamente tudo o que os
protestantes consideram como essencial ou importante, receberam da Igreja
Católica. ... A mente protestante parece não perceber que ao aceitar a Bíblia e
observando o Domingo, guardando o Natal e a Páscoa, eles estão aceitando a
autoridade do porta-voz da igreja, o Papa."
Louis Gaston Segur, “Plain Talk about the Protestantism of To-Day” (Londres: Thomas Richardson and Son, 1874), 213
"Assim, a observância do
Domingo pelos protestantes é uma homenagem que prestam, malgrado seu, à
autoridade da Igreja (Católica)."
“The Catholic Mirror” (23 de setembro de 1893)
"A Igreja Católica, por mais
de mil anos antes da existência de um protestante, em virtude de sua divina
missão, mudou o dia de Sábado para Domingo.
"Os adventistas são o único corpo de cristãos com a Bíblia como seu professor, que não pode encontrar nenhum mandado nas suas páginas para a mudança do dia do sétimo para o primeiro. Daí sua denominação “Adventistas do Sétimo Dia”."
"Os adventistas são o único corpo de cristãos com a Bíblia como seu professor, que não pode encontrar nenhum mandado nas suas páginas para a mudança do dia do sétimo para o primeiro. Daí sua denominação “Adventistas do Sétimo Dia”."
Sacerdote católico T. Enright, CSSR, Kansas City, MO
"Foi a santa Igreja Católica
que mudou o dia de descanso do Sábado para o Domingo, o primeiro dia da semana.
E não só compeliu todos a guardar o Domingo, mas no Concílio de Laodicéia, AD
364, anatematizou aqueles que guardavam o Sábado e instou todas as pessoas a
trabalharem no sétimo dia, sob pena de excomunhão."
Sacerdote católico T. Enright, CSSR, palestra em Hartford, KS (18 de fevereiro de 1884)
"Tenho repetidamente
oferecido 1.000 dólares para qualquer um que possa fornecer qualquer prova da
Bíblia que o Domingo é o dia que somos obrigados a observar. ... A Bíblia diz:
"Lembra-te do dia de Sábado para santificá-lo", mas a Igreja Católica
diz: "Não, guarde o primeiro dia da semana", e todo o mundo se curva
em obediência."
Cardeal John Newman, “An Essay on the Development of Christian Doctrine” (Londres: Basil Montague Pickering, 1878), 373
"O uso de templos, e estes
dedicados a santos particulares, e ornamentados em ocasiões com ramos de
árvores, incenso, lâmpadas e velas, oferendas devotas pela recuperação de
doenças, água benta, asilo, feriados e épocas… são todos de origem pagã e
santificados pela sua adoção pela Igreja."
“Catholic Record” (01 de setembro de 1923)
"O Domingo é nossa marca de
autoridade. ... A Igreja [Católica] está acima da Bíblia, e esta transferência
da observância do Sábado é a prova desse facto."
Papa Leão XIII, "Praeclara Gratulationis Publicae" (A Reunião da Cristandade; 20 de junho de 1894)
"Nós possuímos sobre a terra
o lugar de Deus Todo-Poderoso."
“Pope”, “Ferraris’ Ecclesiastic Dictionary”
"O Papa é uma dignidade tão
grande e tão exaltado que ele não é um mero homem, mas como se fosse Deus, e o
vigário de Deus."
“Our Sunday Visitor” (18 de abril de 1915), 3
"As letras inscritas na mitra
do papa são estes: VICARIUS FILLII DEI, que em latim quer dizer: "Vigário
do Filho de Deus”."
Carta de C.F. Thomas, chanceler do Cardeal Gibbons (28 de outubro de 1895)
"Claro que a Igreja Católica
afirma que a mudança foi seu acto, ... E o acto é um sinal do seu poder e
autoridade eclesiásticos em assuntos religiosos."
“American Catholic Quarterly Review” (janeiro 1883)
"O Domingo... é puramente uma
criação da Igreja Católica."
"Católica American Sentinel" (Junho 1893)
"O Domingo... é apenas uma
lei da Igreja Católica."
S. C. Mosna, “Storia della Domenica” (1969), 366-367
"Não o Criador do Universo em
Gênesis 2:1-3, mas a Igreja Católica pode reivindicar a honra de ter concedido
ao homem fazer uma pausa no seu trabalho a cada sete dias."
“The Question Box”, “The Catholic Universe Bulletin” (14 de agosto de 1942), 4
"A Igreja (Católica) mudou a
observância do Sábado para o Domingo pelo direito da sua autoridade divina infalível,
que lhe foi dada pelo seu Fundador, Jesus Cristo. O protestante alegando que a
Bíblia é o único guia de fé, não tem mandato para a observância do Domingo.
Nesta matéria, a Adventista do Sétimo Dia é a única protestante consistente."
Arthur Weigall, “O Paganismo no Nosso Cristianismo” (Nova Iorque, Os Filhos de Putnam, 1928), 145
"A Igreja fez do Domingo um
dia sagrado... em grande parte porque era o festival semanal do sol; pois era
uma política cristã definida assumir as festas pagãs estimadas pelas pessoas
por tradição, e dar-lhes um significado cristão."
John A. O'Brien, “The Faith of Millions: the Credentials of the Catholic Religion Revised Edition”, (Our Sunday Visitor Publishing, 1974), 400-401
"Mas uma vez que o Sábado,
não o Domingo, é especificado na Bíblia, não é curioso que os não-católicos,
que alegam retirar a sua religião diretamente da Bíblia e não da Igreja,
observem o Domingo em lugar do Sábado? Sim, claro, é inconsistente; mas esta mudança
foi feita cerca de quinze séculos antes do Protestantismo nascer, e por esse
tempo o costume era universalmente observado. Eles continuaram o costume, mesmo
que ele repouse sobre a autoridade da Igreja Católica e não em cima um texto
explícito na Bíblia. Essa observância permanece como uma lembrança da Igreja
Mãe, da qual as seitas não-católicas se separaram – como um rapaz fugindo de
casa, mas ainda carregando no bolso um retrato da sua mãe ou uma mecha do seu
cabelo."
Retirado e traduzido de: Amazing Discoveries, "Boasts of the Roman Church about Sunday"
Fonte - O Tempo Final
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